Terno azul: como usar a cor dos noivos da forma correta no seu casamento
/
/
Terno azul: como usar a cor dos noivos da forma correta no seu casamento

Com a retomada da realização de eventos, muitos casais voltaram a planejar sua tão sonhada festa de casamento. Uma grande tendência que surgiu junto a essa retomada, são as cerimônias durante o dia, mais informais, em cenários abertos e naturais como campo, fazenda ou praia, e para essas ocasiões o azul é a cor favorita entre os noivos e noivas.

O terno azul é uma opção diferente do usual que traz um tom de leveza e modernidade para a cerimônia ao ar livre durante o dia, com a opção de utilizá-lo apenas com um colete ou com um paletó mais despojado. 

Como escolher o terno azul ideal para você?

O primeiro conselho é colocar as tonalidades de azul em frente ao corpo para poder identificar o tom que mais realça a sua pele e combina com você. Além disso, você também terá uma grande variedade de modelos com diferentes cortes para provar. É importante que você tenha paciência, se dedique a esse momento e que esteja confortável e seguro com o que está vestindo nesse dia. Talvez você tenha que fazer várias provas ou alguns ajustes, mas esteja aberto a isso. Valerá a pena.

Além disso, você provavelmente irá tirar muitas fotos e fará diversos registros que se tornarão lembranças eternas dessa experiência. Nada melhor do que levar para posterioridade uma recordação em que você se sinta bem, não é mesmo? 

 Por isso, não menospreze essa escolha, nem economize optando por um terno qualquer. Defina seu traje dando tanta atenção quanto dá aos outros itens do seu casamento, e preocupe-se inclusive, em padronizá-lo com o traje dos padrinhos para que tanto a cerimônia como os seus registros sejam harmoniosos..

Dicas infalíveis para acertar na escolha do seu terno azul

São vários os fatores que devem ser levados em consideração na hora de encontrar o terno azul ideal para você. Por isso, iremos te apresentar algumas dicas mais técnicas para que você tenha em mãos as ferramentas necessárias para acertar nessa escolha.

Conheça o seu biotipo

Biotipo é o nome dado às nossas características físicas. Ter consciência corporal nos ajuda a encontrar a roupa que mais nos valoriza, destacar aquilo que gostamos e atenuar as características que possam nos incomodar. Apesar de qualquer coisa, é sempre bom lembrar que todos nós temos características bonitas a serem exploradas.

Por exemplo, se você tiver ombros largos, o mais indicado é encontrar um terno sem ombreiras (aquele preenchimento que aumenta e define melhor a área dos ombros). Isso pode acabar gerando um look exagerado na região.

Se você busca uma roupa para alongar a silhueta e te fazer parecer mais magro, pode alcançar esse efeito com cortes mais retos tanto no blazer, quanto nas calças.

Ternos acinturados destacam a curvatura do tronco, bem como calças slim acentuam o contorno das coxas e panturrilhas. Nunca use um número menor do que aquele que realmente te serve: mesmo dando a impressão “positiva” de que você coube em um número menor, essa roupa vai acabar não te valorizando, além de ficar desajustada ao seu biotipo.

O melhor tom é aquele que combina com a ocasião e te deixa seguro

Existem ternos dos mais variados tons de azul. E agora, qual escolher? A regra básica é: tons mais claros para eventos diurnos e, ao contrário, mais escuros para os noturnos. Contudo, sempre há exceções. Levar a sua auto-imagem em consideração também conta muito, afinal, essa roupa deve refletir sua personalidade e te fazer bem.

A Black Tie, loja referência em locação de trajes masculinos em São Paulo, por exemplo, possui uma gama completa de produtos da categoria em diversos tons de azul. Vamos apresentar aqui alguns modelos, para que você possa entender as diferenças:

Na sequência, nós temos: Azul Marinho, Azul Petróleo, Azul Cobalto (também chamado de azul Bic) e Azul Royal.

Percebeu como os tons alteram a mensagem e personalidade transmitida pelo terno? Apesar de todos serem elegantes e modernos, também devemos prestar atenção aos acessórios (cor e textura do cinto, gravata, sapatos, abotoadura) e às roupas complementares (cor e textura da camisa, da meia, do lenço) para montar um conjunto harmônico.

A grande dúvida: você deve comprar ou alugar um terno azul?

Ternos azuis são peças únicas. Vários homens, inclusive, já aposentaram de vez a opção no preto e aderiram a essa cor de modo mais abrangente para eventos especiais.

Contudo, tratando-se especificamente do seu casamento, o cenário pode mudar um pouco. Um terno de qualidade, que se equipare com o nível do evento e a importância do acontecimento, pode ser um demandar certo investimento. Além disso, também pode ser particularmente complicado reutilizar o seu terno de noivo em outras ocasiões, devido ao simbolismo e as memórias que ficarão atreladas àquela peça, certo?

Pensando em resolver essa questão, foi criada a possibilidade de locação de trajes masculinos de qualidade, como os oferecidos pela Black Tie. No mercado desde 1978, a empresa trabalha com o aluguel sob encomenda, utilizando dos melhores tecidos e tecnologias disponíveis, para confecção de peças atualizadas com as últimas tendências da moda.

Dessa forma, você pode garantir o uso de um terno especial, na data mais importante da sua vida, sem a necessidade de realizar um alto investimento em uma roupa que, provavelmente, iria ficar guardada no armário por anos depois da cerimônia.

Ainda está em dúvida?

Calma, te passamos muita informação mesmo. Mas também, não é todo dia que temos a missão de comprar o terno do nosso casamento, não é mesmo? Por isso, não se sinta pressionado, é normal ficar com dúvidas nesse momento.

Para ajudar, seguem algumas dicas extras:

  • Prove todas as opções de terno azul que achou legais, e tire fotos suas no provador. Depois, compare as fotos e veja qual você mais gostou;
  • Leve alguém de confiança para te acompanhar nas provas. Os noivos costumam ir às lojas acompanhados dos pais (eles adoram opinar nesse momento!) ou de um padrinho, que seja sincero o suficiente para dizer o que achou.
  • Pegue referências na internet, de roupas que achou bacana. Sites como o Pinterest, por exemplo, tem um acervo grande de referências. Leve essa foto com você quando estiver caçando opções e apresente ao vendedor da loja. Isso vai ajudá-lo a entender melhor o que você busca.
  • Converse com a sua noiva (ou noivo). É importante entender qual o estilo seu companheiro está pensando em usar, para vocês estarem alinhados na hora da cerimônia. Vocês podem, inclusive, combinar algum detalhe do look de uma mesma cor, ou usar algum símbolo que remeta a relação de vocês. Só não exagerem.
  • Conte com a ajuda de um especialista na área. Na Black Tie, por exemplo, você pode aproveitar o serviço exclusivo de consultoria para noivos. Um consultor de estilo irá avaliar seu biotipo, estilo, personalidade e detalhes da cerimônia e, baseado em sua experiência, vai indicar qual o termo mais adequado para a ocasião. Isso simplifica muita coisa, né?

O importante é o amor

Com todas essas dicas, com certeza ficará mais fácil encontrar o terno azul ideal para você. De qualquer forma, tente aproveitar ao máximo esse momento. O casamento é um momento único, e as memórias ficarão para sempre, inclusive, dos bastidores e da preparação.

O legal mesmo é encarar tudo com leveza e preservar o que é mais importante: a celebração do amor que uniu vocês dois nesse dia tão especial. 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.