Terno slim: Como e quando usar
/
/
Terno slim: Como e quando usar
Terno Azul Royal - CJM1026

Conheça as opções de terno slim que temos na BlackTie.

Quando pensamos em terno, é comum a mesma imagem vir à nossa mente: aquele terno preto, clássico, de corte reto, muito sério e impecável. Contudo, a moda já avançou, e hoje podemos contar com diversos outros estilos de traje para ocasiões sociais, que já fogem desse padrão tradicional.

Uma dessas opções, é o terno slim. Você já conhece essa modelagem? Com uma estrutura diferente e atualizada, esse estilo de terno é considerado mais moderno e versátil que o padrão, combinando com diversos acessórios e adequado para a maioria das ocasiões mais formais.

Hoje, iremos entender um pouquinho melhor as suas características, o que o faz ser tão único e porque você deveria aderir a essa moda que veio para ficar.

Qual a origem do terno slim fit?

Não se sabe muito ao certo quem criou essa nova modelagem, mas sabemos que, quem o colocou sob os holofotes da moda, foi Hedi Slimane, ex-estilista da Dior Homme. Trabalhando com alta costura e alfaiataria clássica, esse artista decidiu atualizar a roupa masculina mais clássica de todas, trazendo uma nova silhueta para a peça.

Logo, esse modelo de terno mais justo, adaptado ao corpo e sem sobra de tecidos, ganhou muitos fãs famosos como Brad Pitt, Mick Jagger, Jack White, além dos músicos das bandas Franz Ferdinand e Beck. Essa adoção maciça de astros do rock também foi responsável por influenciar a maneira como o terno slim é visto até hoje: moderno, contemporâneo, cheio de atitude e personalidade, sem perder o estilo ou o requinte dos eventos formais.

Quais as principais diferenças entre o terno slim e o clássico?

Como descobrir qual o modelo do seu terno? É fácil. Basta observar as seguintes características:

Terno Clássico:

  • Corte reto;
  • Mangas largas;
  • Lapela larga;
  • Cintura com sobra de tecido;
  • Cava longa;
  • Calça folgada.

Terno Slim:

  • Corte mais seco, rente ao corpo;
  • Mangas mais justas;
  • Lapela fina;
  • Acinturado;
  • Cava curta;
  • Calça delineada.

Dica prática para verificar qual o modelo do terno: pegue uma gravata tradicional, e sobreponha a lapela do terno que está analisando. Se ambos forem da mesma largura, trata-se de um terno tradicional. Se a lapela for mais fina que a gravata clássica, o terno, no caso, é slim.

Qual o caimento correto do terno slim?

Existem alguns pontos em comum, que devem ser verificados quando você for comprar qualquer terno:

Ombros: não devem ficar “enrugados”, nem esticados demais. O certo é que eles sigam a angulação do próprio ombro. Esse é o ponto mais importante ao comprar um terno, pois essa região é a mais delicada para futuros ajustes.

Calça: também não deve achatar a parte traseira, nem ter excesso de tecido caído. Para saber se o caimento está correto, a região da bunda deve estar mais lisa, sem muitas dobras.

Fechamento do blazer: os ternos slim são mais acinturados e, por isso, é normal que não fiquem retos, seguindo a largura dos ombros. Por outro lado, eles acompanham o formato da silhueta de quem usa. O importante aqui é adaptar o terno ao seu biotipo. Há a crença de que o terno slim é apenas para homens magros, mas isso é, na verdade, uma questão de ajustes. Nunca use um terno que te aperte, pois isso irá marcar a barriga e passar a impressão de desleixo.

Dica prática para saber se o blazer está com uma folga suficiente: você deve conseguir deslizar sua mão entre a camiseta e o seu casaco abotoado. Isso significa que você terá espaço suficiente para se movimentar, mesmo usando esse traje. 

É possível transformar um terno clássico em um modelo slim?

Essa pode ser uma ideia que passa pela cabeça daqueles que têm um blazer tradicional em casa, mas desejam atualizar e modernizar a peça. Contudo, não é o indicado. Isso porque a estrutura da vestimenta se diferencia muito de um modelo para o outro.

Ajustes na alfaiataria de alta costura devem ser utilizados em situações mais simples como, por exemplo, uma diminuição de barra ou manga, um encurtamento das costas e outros detalhes. Mudar a cava, a largura da lapela, o forro e outros pontos exigidos na adaptação de um clássico para o slim, já podem colocar a estrutura da peça em risco.

O ideal mesmo é ir atrás de uma peça que já foi construída dentro da proposta do modelo desejado. Dessa forma, você estará mais seguro de que cada parte do blazer foi pensado para ser proporcional, harmônico e garantir o estilo do terno.

O que é melhor: alugar ou comprar um terno slim?

A resposta mais adequada seria: depende. Isso porque é preciso entender o contexto do uso da peça.

Devido a sua versatilidade, que permite que o terno slim seja usado em reuniões e outros eventos formais mais frequentes, talvez seja uma boa ter um modelo feito sob-medida no seu armário. Essa é uma peça coringa que se adapta facilmente dependendo dos acessórios usados.

Mas se, por exemplo, você deseja um terno moderno para usar em uma situação pontual, a locação pode ser uma ótima saída. Ternos de qualidade costumam ter um valor elevado, ou seja, se for para ele ficar encostado em um canto da sua casa, pode ser que não compense.

Seja qual for a opção que você escolher, é indispensável que você adquira ou alugue o seu terno em um estabelecimento reconhecido e que forneça um serviço premium. Esse tipo de traje diz muito sobre a impressão que o homem irá passar àqueles ao seu redor e, quando se trata de imagem, todo cuidado é pouco. 

Apresentar-se em um traje mal-acabado, com um tecido simples e sem o caimento ideal, pode ser arriscado. Por outro lado, contar com um terno de qualidade, transmite segurança, polidez e requinte.

Uma das lojas mais tradicionais de trajes masculinos de São Paulo é a Black Tie, que trabalha com moda formal para homens desde 1978. Com opções tanto de locação, quanto confecção sob-medida, ela com certeza terá o terno slim ideal para atendê-lo.

Opções de terno slim na Black Tie

Um dos diferenciais da Black Tie é o oferecimento de um serviço personalizado de consultoria de moda masculina. Nossos consultores, especialistas no ramo, acompanham todo o processo de aquisição da nova peça, entendendo as suas necessidades e te ajudando a encontrar aquela opção que mais te valoriza.

A seleção de ternos slim da Black Tie segue o que há de mais moderno na moda mundial, com qualidade nos tecidos, acabamentos e seguindo a tendência da paleta de cores atual. Clique nas imagens abaixo e saiba mais sobre as principais opções:

Terno Azul Royal - CJM1026

Terno Azul Cobalto - CJM2005   Terno Azul Marinho - CJM2004

Converse com a gente!

Ainda não sabe qual o terno ideal para você? Quer ver mais opções? Tirar alguma dúvida? Deseja receber a opinião de um profissional? É só entrar em contato conosco!

Você pode conferir mais informações no nosso site, entrar em contato por telefone através do (11) 4934-3681, ou então, nos enviar uma mensagem no WhatsApp. De qualquer forma, a Black Tie está à disposição para te ajudar nessa escolha tão especial e dar todo o suporte necessário para que você opte pelo modelo mais adequado.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.