Smoking: um toque de elegância no seu grande dia!
/
/
Smoking: um toque de elegância no seu grande dia!

Com a retomada dos eventos pós-pandemia, muitos casais finalmente puderam voltar a planejar o dia de seu casamento. São várias as fases que antecedem o grande dia e merecem atenção especial de seus protagonistas. Uma das principais delas é a escolha do traje de casamento, que deve refletir a personalidade dos noivos, com a elegância e o refinamento exigido por esse tipo de festa.

Em relação aos noivos, um dos primeiros passos é escolher qual o modelo de traje que será usado de acordo com o estilo do casamento, as preferências do casal e o contexto do restante da festa. Para sair um pouco do terno tradicional, mais convencional, existe a opção pelo smoking, um traje que também é clássico, mas possui uma pegada mais contemporânea e versátil.

Hoje, nós iremos falar um pouco mais sobre essa peça e dar algumas dicas importantes, ressaltando os pontos que os noivos devem prestar mais atenção na hora de fazer a escolha ideal.

O que é o smoking?

O smoking é um traje de gala clássico usado em eventos sociais noturnos. Ele é composto por:

  • Casaco mais curto, com lapelas feitas de cetim ou seda;
  • Calças com as laterais feitas com o mesmo material da lapela;
  • Faixa ou colete (nunca usados em conjunto);
  • Camisa rigor (com a frente trabalhada, comumente plissada e botões cobertos);
  • Laço borboleta ou gravata slim;
  • Sapato clássico.

O smoking com corte Slim Fit é o mais usado, por possuir uma forma acinturada e lapelas mais estreitas, o que é considerado um estilo mais moderno e glamoroso de traje. Em relação às cores, elas podem variar conforme a preferência do cliente, mas, o mais indicado, é a opção por tons mais sóbrios.

 

 Principais características

Botões

Os smokings costumam possuir entre um e dois botões. De qualquer forma, o casaco deve estar sempre abotoado. Em caso de botão duplo, o primeiro par deve ser aquele mantido fechado.

Ombros

O corte do smoking é bem ajustado, especialmente na região dos ombros. Eles devem estar alinhados de modo que não reste nenhuma sobra de tecido nessa área.

Faixa ou colete

A escolha entre um ou outro fica a critério do cliente, mas esses itens nunca devem ser usados juntos. Caso a faixa seja o acessório escolhido, ela deve combinar com a cor e o tecido da gravata.

Punho

Antigamente, a manga do casaco do smoking costumava cobrir por inteiro o punho da camisa. Contudo, hoje já é considerado um detalhe de estilo deixar cerca de 1cm da manga a mostra. Também é aceitável substituir o botão do punho por uma abotoadura.

Acessórios complementares

O bolso do casaco do smoking pode ser adornado com um lenço, que siga a paleta de cor dos demais acessórios (gravata e faixa) ou uma flor, se o contexto permitir. Alguns noivos também gostam de usar um item de época, como relógio de bolso com corrente para dar mais elegância ao look.

O seu smoking ideal encontra-se na Black Tie

Ainda está em dúvida? Não se preocupe. Com certeza você encontrará o smoking ideal para o casamento do noivo na Black Tie, uma das lojas mais tradicionais de trajes masculinos para eventos sociais de São Paulo. As opções são várias, como você pode conferir abaixo:

Além disso, a Black Tie oferece um serviço especial de consultoria de estilo feita por especialistas. Ao agendar a sua visita, você pode contar com o direcionamento de um profissional experiente na área, que irá ajudá-lo elucidando todas as suas dúvidas.

Não perca tempo e agende agora mesmo um horário para conhecer todas as vantagens de ser um cliente Black Tie.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.