Traje do noivo: como escolher?
/
/
Traje do noivo: como escolher?

Com mais de 40 anos de atuando no mercado de aluguel para trajes cerimoniais, nós, da BlackTie,  já fizemos partes de inúmeros sonhos, e com toda a nossa experiência, sabemos que escolher o traje cerimonial do noivo é uma das etapas mais importantes na hora de se planejar um casamento. E ao contrário do que algumas pessoas pensam, o casamento não é um grande dia apenas para a noiva, afinal, o noivo também estará à frente de todos os familiares e convidados, não é mesmo? 

Você ainda está com dificuldades para escolher o tipo de traje ideal para o seu casamento? Não se preocupe! Confira agora algumas dicas que irão te auxiliar na escolha.

Tipos de trajes para noivos

Primeiro, é legal entender a diferença entre os trajes sociais masculinos. Existem quatro tipos básicos que são mais usados em casamentos: o fraque, o meio-fraque, o smoking e o terno. Abaixo, iremos mostrar as diferenças de cada um.

Fraque:

Originalmente, essa peça era usada por cavaleiros da Inglaterra no século XIX em eventos diurnos. Contudo, aqui no Brasil essa regra do horário não se aplica, sendo um traje amplamente utilizado em eventos noturnos também.

Seu grande diferencial está na “cauda” do paletó, mais comprido na parte de trás, e no abotoamento, que fica na altura da cintura. A composição completa também abrange: calça social, colete, camisa e gravata.

Nos dias de hoje, o Fraque vem sendo adaptado para ocasiões mais modernas, derrubando o estigma acerca da sua regra de formalidade. As versões mais atuais do fraque apresentam um corte mais curto e moderno, permitindo uma versatilidade ainda maior para diversos tipos de ocasiões, especialmente casamentos.

Uma dica super importante para manter a padronização da harmonia da cerimônia caso o noivo opte pelo Fraque, é se certificar de que os padrinhos também vistam fraque ou meio-fraque para acompanhar o estilo do noivo.

Uma outra dica para quem optou por esse tipo de traje mas ainda não se decidiu sobre qual corte e estilo combina mais com o tom da cerimônia, é utilizar como referência cerimônias que já aconteceram para ter uma ideia mais clara sobre o que você busca em um traje. Uma ótima referência que ilustra exatamente o que discutimos aqui, é o casamento entre Paulo Gustavo e Thales Bretas, onde ambos vestiram um modelo de fraque em tons claros em uma cerimônia realizada durante a noite.

Casamento de Paulo Gustavo e Thales Bretas/Foto: reprodução do Instagram

Confira os modelos disponíveis na BlackTie:

Meio-fraque:

Esse é mais um costume que foi abrasileirado com o tempo para se adaptar à cultura e ao clima local. Sua principal diferença em relação ao fraque é que o meio-fraque não possui a “cauda”. Contudo, ainda mantém o corte mais longo e o botão solitário na altura da cintura.

É indicado para casamentos noturnos e deve ser usado com gravata clara. Caso essa seja a opção escolhida, os padrinhos devem também usar meio-fraque ou terno.

Confira o modelo disponível na BlackTie:

Smoking:

Muitos definem o smoking como o traje mais formal da hierarquia de costume, no entanto, nos dias de hoje esse conceito foi modernizado fazendo com que essa peça seja adotada em ocasiões não tão formais com uma proposta mais “chique” com tons de glamour.

O detalhe mais charmoso dessa peça fica em sua lapela de cetim, acompanhada de uma faixa na altura da cintura e gravata borboleta feitas com o mesmo tecido. Caso vocês optem por essa escolha, os padrinhos devem seguir o mesmo padrão de traje do noivo.

Confira os modelos disponíveis na BlackTie:

Terno:

Esse é o look mais clássico e versátil para casamentos e ambientes que exigem um pouco mais de formalidade, por isso assinalamos a importância da escolha de um bom terno, para que este não passe batido no dia da cerimônia.

Com variações diversas de cores, cortes, tecidos e estampas, ele é o que melhor se adapta à criatividade dos casais que querem trazer mais personalidade ao seu casamento, já que pode ser tanto formal, quanto despojado. Por se tratar de um clássico atemporal, é importante que o terno possua elementos que agreguem personalidade à peça, como a escolha de um bom corte, tecido, lapela, abotoaduras, bem como os acessórios que o acompanham, como abotoaduras, por exemplo.

As regras básicas escolher um bom terno são:

O tom da cor do terno segue a hora da cerimônia, ou seja, casamentos matutinos pedem por cores claras, enquanto os noturnos combinam melhor com tons mais fechados;

Diversifique, o noivo não precisa necessariamente usar o terno na cor preta. Inove usando a cor chumbo, grafite ou azul marinho;

Complemente o look de acordo com a formalidade: Colete e gravata são opcionais, mas trazem mais elegância ao terno;

Avalie o contexto do casamento: Terno cai bem com sapato formal e com tênis, desde que esteja de acordo com o restante da cerimônia;

Capriche nos detalhes: que tal usar na lapela do noivo, a mesma flor do buquê da noiva? Ou então, combinar a gravata dele com a cor de algum acessório dela?

Confira os modelos disponíveis na BlackTie:

Ainda está em dúvida? Conte com a BlackTie!

Não se preocupe. Para muitos casais, essa é a primeira vez que estão tendo que lidar com a escolha de um traje social. Sabemos o quanto as noivas se ocupam em busca do vestido perfeito – grande destaque da festa – e, por isso, queremos facilitar a escolha da vestimenta do outro protagonista da cerimônia.

Para ajudá-los, a BlackTie possui um serviço de consultoria de moda exclusivo à disposição. Assim, um profissional irá avaliar o biotipo e estilo do noivo, levando em consideração o contexto da festa, para auxiliá-los na escolha do traje ideal.

Para aproveitar esse serviço, é fácil: basta agendar uma primeira prova através do nosso WhatsApp. Contem com a nossa experiência para deixar ainda mais especial o dia mais importante da vida de vocês.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.