E agora, padrinho? Saiba como escolher o traje adequado para os seus padrinhos
/
/
E agora, padrinho? Saiba como escolher o traje adequado para os seus padrinhos

Muito além de serem amigos de confiança ou aqueles que estarão ao lado do noivo no altar, os padrinhos têm uma função ainda mais importante: a de serem os grandes aliados do casal nessa nova jornada que se inicia no casamento.

Para estarem à altura de tal missão, precisam ter um cuidado especial com alguns itens, incluindo seus trajes. Diferente de um convidado “comum”, os padrinhos têm destaque durante a cerimônia e deverão agir de acordo com o que pede o contexto.

Nesse artigo, nós iremos revisar os principais pontos de atenção para que tudo ocorra bem e os padrinhos arrasem junto ao noivo.

Contexto do casamento

Quem escolhe o estilo e contexto da festa, claro, são os noivos. Para definir os trajes ideais, é essencial que o casal já tenha decidido, por exemplo, se o casamento ocorrerá de manhã ou de noite, se será mais formal ou despojado, se acontecerá em uma praia ou em um salão social, e por aí vai.

Cada uma dessas características tem muito peso na hora de decidir o traje ideal do casamento. Mas, no geral, a escolha deve seguir as seguintes regras:

  • O tom das roupas segue o horário do dia: casamentos durante a manhã combinam com roupas mais claras, enquanto casamentos a noite, pedem por trajes mais escuros;
  • A formalidade do evento define o estilo dos looks: casamentos clássicos, combinam mais com trajes completos (paletó, colete, gravata, etc). Já as festas feitas na praia, por exemplo, acolhem roupas mais leves e dispensam itens formais.

Harmonia do grupo

O “elenco” do altar deve estar combinando. Isso inclui: noiva, noivo, pais, mães, madrinhas e padrinhos. Imagina só fechar vestidos verdes para as madrinhas e ternos azuis para os padrinhos? Não rola, certo? Por isso, esse grupo precisa conversar.

 

Normalmente, quem decide a paleta de cores também é o casal de noivos. Em um casamento, é comum que os padrinhos combinem pelo menos a cor da gravata (e adequem o terno a uma cor que orne). Nesses casos, é gentil da parte do noivo oferecer a gravata como um presente aos padrinhos convidados.

Antecedência e economia

Como visto, são vários os fatores que interferem na escolha do traje. Por isso, é imprescindível que o noivo decida e avise os padrinhos com antecedência. 

Isso também pode reverter em economia para todo o grupo. A Black Tie, por exemplo – uma das casas mais tradicionais de traje social masculino de São Paulo –  oferece até 30% de desconto no combo da locação de trajes em grupo. 

Fazer essa reserva coletiva também é ótima para garantir que todos estejam padronizados e combinando. Além disso, também possibilita testar se o terno do noivo combina e se destaca em relação ao dos padrinhos antes do dia do casamento.

Tipos de traje possíveis

Os principais tipos de traje são: 

  • Terno Slim Fit: Tem uma modelagem acinturada que se adapta ao corpo do homem, com ombros e lapelas mais estreitas e gravata mais fina que a tradicional.
  • Fraque, Fraquete e Meio-Fraque: A família dos fraques é conhecida pelo seu paletó com cauda mais alongada e corte triangular na sua abertura. 
  • Smoking: Este traje charmoso para eventos noturnos se diferencia pelo uso da gravata borboleta e faixa ou paletó em seu conjunto. Se o noivo usar smoking, é de bom modo que os padrinhos e convidados também usem. Essa exigência costuma vir descrita no convite do casamento.

Para todos os estilos, um terno Black Tie

Assim como as opções mostradas acima, a Black Tie oferece um catálogo completo de outros trajes sociais masculinos para noivos, padrinhos, convidados e formandos. Não deixe de conferir o nosso site e agendar uma visita para conhecer mais sobre os nossos serviços.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.