Muito além de serem amigos de confiança ou aqueles que estarão ao lado do noivo no altar, os padrinhos têm uma função ainda mais importante: a de serem os grandes aliados do casal nessa nova jornada que se inicia no casamento.
Para estarem à altura de tal missão, precisam ter um cuidado especial com alguns itens, incluindo seus trajes. Diferente de um convidado “comum”, os padrinhos têm destaque durante a cerimônia e deverão agir de acordo com o que pede o contexto.
Nesse artigo, nós iremos revisar os principais pontos de atenção para que tudo ocorra bem e os padrinhos arrasem junto ao noivo.
Contexto do casamento
Quem escolhe o estilo e contexto da festa, claro, são os noivos. Para definir os trajes ideais, é essencial que o casal já tenha decidido, por exemplo, se o casamento ocorrerá de manhã ou de noite, se será mais formal ou despojado, se acontecerá em uma praia ou em um salão social, e por aí vai.
Cada uma dessas características tem muito peso na hora de decidir o traje ideal do casamento. Mas, no geral, a escolha deve seguir as seguintes regras:
- O tom das roupas segue o horário do dia: casamentos durante a manhã combinam com roupas mais claras, enquanto casamentos a noite, pedem por trajes mais escuros;
- A formalidade do evento define o estilo dos looks: casamentos clássicos, combinam mais com trajes completos (paletó, colete, gravata, etc). Já as festas feitas na praia, por exemplo, acolhem roupas mais leves e dispensam itens formais.
Harmonia do grupo
O “elenco” do altar deve estar combinando. Isso inclui: noiva, noivo, pais, mães, madrinhas e padrinhos. Imagina só fechar vestidos verdes para as madrinhas e ternos azuis para os padrinhos? Não rola, certo? Por isso, esse grupo precisa conversar.
Normalmente, quem decide a paleta de cores também é o casal de noivos. Em um casamento, é comum que os padrinhos combinem pelo menos a cor da gravata (e adequem o terno a uma cor que orne). Nesses casos, é gentil da parte do noivo oferecer a gravata como um presente aos padrinhos convidados.
Antecedência e economia
Como visto, são vários os fatores que interferem na escolha do traje. Por isso, é imprescindível que o noivo decida e avise os padrinhos com antecedência.
Isso também pode reverter em economia para todo o grupo. A Black Tie, por exemplo – uma das casas mais tradicionais de traje social masculino de São Paulo – oferece até 30% de desconto no combo da locação de trajes em grupo.
Fazer essa reserva coletiva também é ótima para garantir que todos estejam padronizados e combinando. Além disso, também possibilita testar se o terno do noivo combina e se destaca em relação ao dos padrinhos antes do dia do casamento.
Tipos de traje possíveis
Os principais tipos de traje são:
- Terno Slim Fit: Tem uma modelagem acinturada que se adapta ao corpo do homem, com ombros e lapelas mais estreitas e gravata mais fina que a tradicional.
- Fraque, Fraquete e Meio-Fraque: A família dos fraques é conhecida pelo seu paletó com cauda mais alongada e corte triangular na sua abertura.
- Smoking: Este traje charmoso para eventos noturnos se diferencia pelo uso da gravata borboleta e faixa ou paletó em seu conjunto. Se o noivo usar smoking, é de bom modo que os padrinhos e convidados também usem. Essa exigência costuma vir descrita no convite do casamento.
Para todos os estilos, um terno Black Tie
Assim como as opções mostradas acima, a Black Tie oferece um catálogo completo de outros trajes sociais masculinos para noivos, padrinhos, convidados e formandos. Não deixe de conferir o nosso site e agendar uma visita para conhecer mais sobre os nossos serviços.