fbpx
Terno tradicional: saiba como escolher o modelo ideal para você
/
/
Terno tradicional: saiba como escolher o modelo ideal para você
terno tradicional

Surgiu uma uma reunião importante, uma celebração no trabalho ou um casamento para ir? A escolha do terno ideal pode até parecer simples em um primeiro momento, mas não é. Além da modelagem, há muitos fatores que devem ser levados em conta na hora da escolha, como a ocasião em que você irá usá-lo, o tipo de tecido, corte e abotoamento, por exemplo. Por isso, buscando facilitar essa decisão, muitas pessoas acabam optando pelo terno tradicional. 

Mas afinal, o que constitui um terno tradicional?

Sabia que antes do terno ser um traje especial, ele era considerado uma “roupa de descanso”? O terno surgiu na França, no século XVIII e era usado por ninguém mais, ninguém menos do que o Rei Luís XIV.

Naquela época era natural usar paletó, calça, colete e camisa com cores, padrões e tecidos diferentes. O corte do traje era mais largo e, por oferecer mais conforto e mobilidade, também era usado para andar a cavalo – foi aí que o terno ganhou uma fenda atrás do casaco.

Foi só a partir de 1860 que todas as peças de um terno começaram a ser criadas com o mesmo tecido.

O terno tradicional que encontramos hoje em dia é derivado dessas peças. Mas os tempos mudaram e o que antes era visto apenas como uma roupa despojada, hoje reflete elegância, seriedade e respeito nos ambientes – mas isso não significa que ele seja desconfortável, muito pelo contrário.

Acredite: já é possível encontrar modelos elegantes e, ainda assim, agradáveis no corpo. Aproveite para conhecer as coleções disponíveis na Black Tie

Um traje com três peças

O terno Super 100 Grafite é uma ótima opção para momentos importantes e você pode alugá-lo na Black Tie.

O terno tradicional é composto por três peças: paletó, calça e colete. Sim, isso mesmo!

Se você achava que só a dupla de calça e paletó já constituem um, saiba que não é bem assim. A própria palavra “terno” é sinônimo de trio, não de dupla, como muitos pensam. Apesar de ser conhecido popularmente como terno, o conjunto formado apenas por paletó e calça se chama costume. 

Além dos três itens, o terno tradicional também possui outras especificações. Ele tem o corte clássico, com linhas mais retas. A calça é mais reta e larga, assim como as mangas e a lapela do paletó, que também possui uma folga na cintura e, geralmente, uma fenda nas costas.

É importante entender que, quando se trata desse modelo, ele é mais larguinho mesmo, mas isso não significa que deva ter muito tecido sobrando no corpo. É sempre importante buscar a numeração correta, ajustar os ombros do casaco, seu comprimento e o comprimento da calça.

A diferença entre o terno tradicional e os demais tipos

Apesar do corte específico, muitas pessoas ainda confundem o terno tradicional com outros tipos de terno, como o slim fit, o americano, o italiano e o inglês. Você também tem dúvidas? Então confira qual é a diferença entre cada um deles: 

Terno slim fit

Esse tipo de terno é mais justo, conhecido por definir a silhueta. O paletó é mais justo na região dos ombros, braços e cintura, assim como a calça – porém, o modelo não deve ficar apertado no corpo, apenas ajustado, acompanhando as linhas corporais.

Terno Preto CJM2003

O terno Rocca, por exemplo, tem modelagem slim e continua sofisticado.

Terno italiano

No caso do terno italiano, saiba que ele é mais acinturado do que o tradicional e seu paletó tem ombros bem estruturados, mangas estreitas, lapelas largas, bolso sem abas e tende a ser mais justo no peito – mas não tão justo quanto o slim fit. Além disso, a calça possui um cós mais baixo do que as demais.

Terno inglês

O corte inglês é mais solto do que o italiano. Seu paletó é levemente acinturado e os ombros são menos estruturados. As lapelas são mais finas, no modelo notched, e os bolsos têm abas. Outra curiosidade é que o casaco possui duas fendas traseiras, devido às cavalgadas, e a calça é mais alinhada ao corpo.

Terno americano

O terno americano, também conhecido como terno clássico, acaba sendo mais um nome para o terno tradicional – que já explicamos anteriormente como é. Vale ressaltar que esse tipo de traje é muito versátil e vai muito bem em todos os tipos de corpos, estilos e ocasiões, já que ele proporciona mais movimento ao corpo.

Como escolher o melhor terno tradicional para você

Na hora de escolher o terno, é importante ter em mente a mensagem que você deseja passar com ele, qual é a ocasião e o clima, por exemplo. Digamos que você seja uma pessoa mais séria e prefira continuar com essa imagem: nesse caso, vale a pena investir em um terno tradicional com cores mais sóbrias, como o cinza, o preto e o azul-marinho.

Se você quer inovar ou passar uma imagem mais moderna, pode investir em ternos com cores mais vivas, como o vinho, ou em tons terrosos, por exemplo. Aqui vale explorar a sua criatividade! Lembrando que as padronagens também são ótimas para isso: apesar de ser clássica, a risca de giz dá um toque moderno no conjunto, tirando a produção do esperado.

O tecido também é outro ponto a ser levado em consideração na hora da escolha, pois dependendo da temperatura, ele pode variar. Atualmente existe uma gama de ternos com os tecidos mais variados possível. Alguns possuem fibras naturais, enquanto outros levam fibras sintéticas e tem aqueles, inclusive, que mesclam os dos tipos.

Se você quer se destacar, saiba que os ternos com fibras naturais transpiram melhor e também têm um ótimo caimento – o que interfere no visual. Nessa categoria você pode escolher os que são feitos à base de lã fria, tweed, linho e algodão. Esses últimos dois são muito indicados para os dias mais quentes, enquanto os dois primeiros, para os dias mais frios.

terno tradicional

Um exemplo de terno com lã fria é o Black Tie Super 120, disponível para aluguel.

Entre as fibras sintéticas estão o poliéster, a microfibra e o poli viscose – que mistura o poliéster junto com a viscose. E aqui vai uma dica muito importante: caso esteja quente, evite os ternos de microfibra porque o tecido tende a esquentar o corpo facilmente.

E se você gostou das dicas e não vê a hora de escolher o terno tradicional ideal para seu estilo, aqui vai uma extra: a Black Tie possui modelos cheios de estilo e sofisticação para que você se sinta confiante e confortável em ocasiões especiais, como um casamento, por exemplo. 

Para conhecer e alugar os ternos da Black Tie, é só acessar o site e agendar seu horário. Você receberá a assistência de especialistas em trajes masculinos para tomar a decisão certa e poderá fazer os ajustes necessários para que o modelo escolhido sirva perfeitamente o seu corpo. Tudo isso com a facilidade que só o aluguel oferece!

Digite o que procura e aperte enter

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.