fbpx
Dress code: seu guia completo sobre código de vestimenta
/
/
Dress code: seu guia completo sobre código de vestimenta
dress code

Você já foi a um evento ou local que sugeria um tipo específico de dress code? Normalmente, essa exigência ocorre em ocasiões formais, como casamentos, formaturas e alguns ambientes corporativos. 

Ou seja, é muito provável que você se depare com pelo menos uma situação em que precisa seguir um dress code. Nesses momentos, se você sabe como se apresentar, provavelmente vai se sentir mais confortável. 

Mas é claro que nem todas as pessoas estão acostumadas com assuntos relacionados à moda, principalmente quando envolve certo nível de formalidade.

Por isso, produzimos este guia completo sobre dress code para ajudar você a entender quais são os tipos de códigos de vestimenta e o que se recomenda vestir em cada um deles. 

Ao longo do conteúdo, vamos trazer dicas para homens e mulheres, mas com uma atenção especial para o dress code masculino, que é a nossa especialidade.

Continue a leitura e descubra as principais informações sobre dress code!

O que é dress code

Em tradução do inglês, o termo dress code significa código de vestimenta. Na prática, quer dizer um conjunto de normas relacionadas a roupas e imagem pessoal, usadas para criar um padrão de apresentação.

O dress code é mais comum em ambientes e situações formais – e o rigor das orientações aumenta na mesma proporção do nível de formalidade. 

Por essa razão, existem diferentes tipos de dress code, como você vai entender adiante neste artigo.

Além disso, normalmente existe um propósito por trás do código de vestimenta. Em um casamento, por exemplo, o dress code garante que nenhum convidado vai se destacar mais do que os noivos. 

A mesma lógica se aplica às formaturas, em que os formandos devem ser os protagonistas do evento e receber mais atenção do que os convidados.

Leia também: Tipos de traje: diferenças entre costume, terno, fraque e smoking

Origem do dress code

O dress code faz parte da história da humanidade. Inicialmente, os códigos de vestimenta estavam presentes no cotidiano e tinham o objetivo de diferenciar camadas sociais. 

No século 7, as pessoas que faziam parte da nobreza e da realeza usavam alguns tipos de roupas que as deixavam em maior evidência. Ou seja, naquela época, era puramente uma questão de status.

Mas, com o passar do tempo, e as mudanças que aconteceram na sociedade, o dress code também se transformou.

Agora, os códigos de vestimenta são considerados uma ferramenta de comunicação, principalmente no meio corporativo, e de organização, no caso de eventos formais.

Outro aspecto importante, e cada vez mais forte, é a flexibilização dos códigos de vestimenta mais formais, no sentido de enaltecer a individualidade. 

Embora os trajes clássicos de alfaiataria ainda sejam valorizados por sua elegância e distinção, há mais espaço para toques pessoais e estilos contemporâneos.

dress code

A coleção de trajes cerimoniais da Black Tie valoriza a alfaiataria tradicional em modelos que combinam com o homem contemporâneo.

Dress code: nomes e estilos de vestimenta

De modo geral, existem quatro tipos de dress code, que se aplicam a diferentes graus de formalidade. 

Em cada dress code, há orientações sobre o uso de roupas e acessórios. Inclusive, conforme a formalidade aumenta, são recomendados tecidos e materiais específicos.

A seguir, explicamos quais são os códigos de vestimenta mais comuns, com exemplos de roupas que se adequam bem às regras. Confira!

Casual ou esporte

De todos os tipos de dress code, o casual ou esporte é, sem dúvidas, o menos formal. Mas, embora o nome possa confundir, o visual não tem nada a ver com roupas esportivas.

Na verdade, o nome se refere apenas à liberdade para vestir peças coloridas, estampadas e que não sejam, necessariamente, de alfaiataria. 

Os acessórios também não exigem um padrão e podem ser explorados de forma mais descontraída, de acordo com o estilo de cada pessoa.

Assim, o dress code casual masculino pode incluir calças jeans ou de sarja, camisas menos formais (estampadas, por exemplo) ou, ainda, camisa polo. 

Nos pés, é possível usar tênis, de preferência um modelo casual e não esportivo.

Já as mulheres podem escolher entre diversas opções de looks: vestidos informais, blusa, camisa, saia ou calça jeans. Os sapatos mais comuns são de salto baixo ou, se for alto, não muito fino. 

Esporte fino ou traje passeio

De modo geral, as regras são muito parecidas com o dress code esporte. Mas, no esporte fino ou passeio, existe uma preferência por tecidos que passam uma imagem mais refinada.

Os tecidos que melhor se encaixam no dress code esporte fino são crepe, linho, viscose, seda e musseline. Ou seja, ainda há muitas alternativas para usar e poucas regras em relação a cores e estampas.

Para os homens que optarem pelo clássico conjunto de calça e paletó, não é necessário que as peças sejam da mesma cor.

Além disso, a gravata é um acessório que costuma ficar de fora dos trajes esporte fino. Por outro lado, a camisa se adequa melhor do que uma polo, por exemplo. 

Os tênis casuais ou sapatênis são boas opções de calçados.

Já as mulheres ainda podem escolher entre vestidos curtos e composições de blusas com saias ou calças. Porém, as peças devem ser feitas com os tecidos recomendados.

Social ou passeio completo

terno tradicional

O dress code social exige terno completo, como terno super 120 azul marinho, da Black Tie.

O dress code social ou passeio completo é muito comum em eventos formais. Por causa do nível de formalidade maior em relação aos anteriores, também há mais restrições na vestimenta.

No dress code formal masculino, é recomendado o terno completo. Ou seja, calça e paletó da mesma cor, camisa social e gravata. 

Além disso, o sapato deve ser social e, preferencialmente, da mesma cor do cinto – acessório que costuma fazer parte do traje.

Para as mulheres, os vestidos longos e os tailleurs (conjunto de blazer com calça ou saia) são ótimas alternativas de look social.

Se possível, priorizar peças de tecidos sofisticados, como cetim, crepe e seda. No inverno, o veludo também é uma possibilidade.

Nos trajes sociais, também se recomenda evitar cores e estampas muito marcantes. Porém, o local e o horário do evento são fatores importantes na decisão entre tons claros e escuros.

Leia também: Colete masculino social: saiba como escolher a peça certa

Black tie

dress code smoking

O black tie é o dress code de gala. Assim, envolve muita formalidade e sofisticação, além de direcionamentos mais rigorosos a respeito dos tipos de trajes.

Quando o convite indica black tie, não há dúvidas: os homens devem vestir smoking da forma tradicional. Ou seja, incluindo gravata borboleta, colete ou faixa na cintura e paletó com lapela de cetim.

Além disso, a camisa social tem que ser branca e o sapato de verniz ou couro.

O traje feminino black tie é o vestido longo, de tecidos como chiffon, seda ou tafetá. O modelo do vestido pode ter decotes, caudas ou fendas. 

Para acompanhar, joias ou acessórios de boa qualidade e sapatos ou sandálias de salto fino. 

Geralmente, os eventos com código de vestimenta black tie são realizados à noite. Portanto, os trajes devem ser de tom escuro – no caso dos homens, as cores mais indicadas são preto, grafite ou azul marinho. 

Já as mulheres têm mais opções de cores, mais ainda se mantendo dentro uma cartela de tons neutros ou escuros.

Como saber o melhor dress code

Depois de entender cada tipo de dress code, você pode estar se perguntando como saber qual é o código de vestimenta adequado para um ambiente ou evento.

Em geral, essa questão é comunicada com antecedência. No caso de eventos, como casamentos e formaturas, a informação costuma vir no convite ou em uma comunicação à parte.

Já alguns ambientes corporativos formais possuem uma cartilha com recomendações de aspectos relacionados à imagem pessoal, como vestimenta.

Mas, se você precisa comparecer a alguma ocasião formal, e não tem acesso a nenhuma confirmação sobre dress code, o que deve prevalecer é o bom senso.

Nesse caso, avalie o nível de formalidade do evento ou do ambiente e tente encontrar um visual equilibrado – nem formal demais, nem de menos.

Por exemplo, se você vai a um casamento na praia, durante o dia, opte por um costume em tom claro. 

Mas caso o seu compromisso seja uma festa de formatura durante a noite, o clássico terno preto sempre é uma boa escolha.

Situações e tipos de dress code

Para ajudar você a avaliar qual dress code é mais adequado em cada situação, explicamos a seguir os códigos de vestimenta que se aplicam às situações formais mais comuns.

Assim, você vai conseguir escolher sem dificuldade o que vestir em ambientes corporativos, formaturas, casamentos diurnos e noturnos.

Dress code corporativo

A prática de instituir um dress code no ambiente de trabalho se limita, atualmente, a empresas de determinados segmentos ou que se organizam de maneira mais formal.

Os códigos de vestimenta ainda são comuns em lugares como bancos e escritórios de advocacia. Nesses ambientes, os homens vestem terno, enquanto as mulheres usam camisas, blazers, calças, saias e vestidos de alfaiataria.

Por causa da formalidade, as cores das roupas são sóbrias, os sapatos são sociais e os acessórios, discretos. 

Já em muitos outros ambientes corporativos, de setores variados, o dress code semi formal atende muito bem às necessidades do trabalho.

Nesse dress code, é possível mesclar peças de alfaiataria com outras mais casuais. Por exemplo, uma calça jeans escura com camisa social e cinto de couro. 

Também vale destacar que o dress code casual está ganhando espaço significativo nos ambientes de trabalho. Inclusive, existe um movimento chamado “no dress code”, que é contrário aos códigos de vestimenta.

Por causa disso, algumas empresas instituíram o “casual friday”, em que liberam os colaboradores de usar roupas formais na sexta-feira. Muitas outras decidiram, inclusive, não ter mais dress code no dia a dia.

Mas é importante lembrar: os eventos corporativos, em geral, continuam formais. Então, informe-se antes de decidir o visual para esse tipo de ocasião.

Dress code de formatura

A formatura se divide em dois momentos principais – colação de grau e baile – e o tipo de roupa muda em cada parte da celebração. Além disso, o visual dos formandos deve se destacar, principalmente na festa.

De modo geral, o dress code na colação de grau é o esporte fino. Assim, o conjunto de calça e camisa social geralmente basta, já que tanto formandos, quanto convidados, precisam estar confortáveis. 

Se necessário ou desejado, também é possível incluir o paletó, mas a gravata não costuma ser necessária.

Por outro lado, a vestimenta da festa geralmente exige mais formalidade. Ainda assim, a escolha do visual depende do nível de sofisticação do evento. 

Em bailes tradicionais de formatura, o dress code black tie aparece com frequência. Ou seja, smoking para homens e vestidos longos para mulheres.

No caso de bailes menos formais, o dress code social (passeio completo) se adequa muito bem ao estilo da festa. Mas, se a informação não estiver explícita no convite, é interessante confirmar com um formando.

Dress code casamento 

O dress code de casamento tem relação direta com o nível de formalidade e o papel de cada pessoa na cerimônia. A roupa dos padrinhos e dos pais, por exemplo, é diferente dos demais convidados.

De forma geral, o local e o horário da cerimônia são fatores essenciais na definição da roupa adequada para a ocasião.

Além disso, o estilo de casamento é o que dá o tom na escolha do visual. Por isso, os noivos costumam indicar o código de vestimenta no convite.

O dress code para casamento de dia costuma ser um pouco menos formal, variando principalmente entre esporte e esporte fino. Em cerimônias de maior requinte, podem ser solicitados trajes sociais. 

As cores claras são mais adequadas para os homens usarem em casamentos diurnos, mesmo quando o dress code indica o uso de terno. Já as mulheres podem escolher entre uma grande diversidade de cores.

Por outro lado, o dress code de casamento à noite envolve, geralmente, trajes sociais em cores escuras. Em alguns eventos, os convidados podem ser orientados, inclusive, a seguir o black tie.

Dress code formal masculino: opções de trajes

Na alfaiataria tradicional, não faltam opções de trajes para os homens usarem em todos os tipos de dress code – desde modelos clássicos até releituras contemporâneas. 

Como explicamos ao longo deste guia, a escolha do visual não depende apenas do estilo pessoal, mas também do tipo de roupa, sapato e acessório que mais se adequa a cada ocasião.

Mas não é necessário lotar o guarda-roupas para se apresentar de forma adequada em ambientes e eventos formais. Nessas situações, a alternativa mais prática é apostar no aluguel de trajes.

Leia também: Aluguel de terno: tudo que você precisa saber sobre esse serviço

Na Black Tie, você tem disponível uma coleção completa de trajes para aluguel, que traz a sofisticação da alfaiataria em sintonia com as preferências do homem moderno. 

Assim, em todas as ocasiões, você pode ter acesso a um traje sofisticado e com caimento ajustado ao seu corpo, seja para comparecer a um evento formal ou para se vestir em grande estilo no seu próprio casamento. 

Confira alguns modelos que você encontra na Black Tie!

Terno areia

terno claro

Em modelagem super slim e no tom areia, o terno claro da Black Tie garante um visual sofisticado e contemporâneo para eventos formais diurnos.

O paletó conta com apenas um botão, fazendo com que a peça se ajuste melhor ao corpo, e o colete tem seis botões transpassados. 

Pode ser usado como costume ou terno. Nesse último caso, combina muito bem com gravatas em tons terrosos ou puxados para o vinho.

Terno preto

Terno Preto CJM2003

O Terno Rocca Preto é um clássico da alfaiataria, com modelagem slim e abertura na parte de trás do paletó. Um traje para quem preza pelo conforto e um caimento ajustado ao corpo.

Diferente do terno tradicional, o modelo slim é mais próximo ao corpo, com manga e calça mais justas e cintura levemente marcada. Outra diferença é a lapela, que nesse terno preto é mais fina em comparação aos ternos tradicionais.

Terno grafite

Terno Preto - CJM1001

Uma ótima alternativa ao terno preto, oferecendo o mesmo nível de elegância em um tom grafite. É discreto e versátil – pode transitar facilmente de eventos corporativos a casamentos.

No Terno Super 100 Grafite, da Black Tie, o forro bordô agrega um detalhe diferenciado ao visual, ideal para quem gosta de inovar no visual sem deixar de cumprir o dress code. 

Terno denim

terno para noivo

O terno denim faz parte da coleção de trajes cerimoniais da Black Tie, com um design contemporâneo que atende, especialmente, os noivos modernos.

Feito em lã com tecnologia thermocool, esse terno oferece conforto em qualquer tipo de clima. A modelagem ultra slim e o tom de azul seguem as tendências do momento.

Terno azul cobalto

dress code

Outro modelo da coleção de trajes cerimoniais, mas em diferente tom de azul. O terno azul cobalto se destaca pela sofisticação, não apenas pela cor marcante, mas também pelos detalhes, como os botões forrados.

Além da calça e do paletó em modelagem ultra slim, o terno também acompanha um colete de seis botões transpassados. Pode ser usado com gravata borboleta ou italiana.

Firenzi

dress code traje cerimonial

O traje Firenzi, da Black Tie, mescla o azul e o cinza, criando um tom único e uma textura diferenciada. 

É composto por paletó com um discreto forro floral, calça e colete em tom mais claro, além de gravata (italiana ou borboleta) e uma boina, que dá o toque final na composição.

Esse traje proporciona um visual vintage, mas a modelagem slim fit garante um caimento moderno.

Smoking

Smoking Nacional - CJM1011 dress code

O smoking Rocca Preto oferece a clássica composição para o dress code black tie. Com a elegância da cor preta, o modelo tem paletó de dois botões, com gola de cetim, e calça comfort panamá. 

Para completar o visual, a indispensável gravata borboleta e uma camisa social branca. 

Siga o dress code com a Black Tie!

Como você deve ter percebido, é muito mais fácil seguir o dress code quando você pode contar com o serviço de uma empresa especializada em alfaiataria. 

A Black Tie está desde 1978 no mercado de aluguel de trajes e sabe como oferecer tudo o que você precisa para comparecer a eventos e ocasiões formais com distinção e elegância.

Além de escolher o traje mais adequado para cada situação, você tem ajustes feitos a partir das suas medidas, o que garante o caimento perfeito.

Então, não há dúvidas: você pode confiar na tradição e no profissionalismo da Black Tie para acompanhar você em momentos especiais da sua vida.

Agende agora o seu atendimento com os consultores Black Tie!

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.